Nossa História

No ano de 2002, os biólogos Anah Tereza de Almeida Jácomo e Leandro Silveira , pesquisadores que dedicam suas vidas profissionais à conservação da onça-pintada, fundaram o INSTITUTO ONÇA-PINTADA – IOP, uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, brasileira, cuja missão é preservar o maior felino do Continente Americano. Para tanto, executa e apoia pesquisas com a onça-pintada ao longo de sua área de distribuição.

Com o objetivo de facilitar a interação entre apoiadores estrangeiros às atividades do IOP no Brasil, foi fundado em 2004, nos Estados Unidos, o Jaguar Conservation Fund, instituição sem fins lucrativos com registro 501(C)3. Em 2007, o IOP recebeu o Título de OSCIP, pelo Ministério da Justiça.

O Instituto Onça-Pintada abrirá vagas para participação em seus projetos de pesquisa na natureza, por meio das expedições científicas, e em trabalho voluntário por meio do programa ECO Voluntários do IOP, em seu Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres. Fique de olho, em breve abriremos as inscrições. As vagas são limitadas.

O Instituto Onça-Pintada se dedica a promover a conservação da espécie, através de pesquisa em vida livre (conservação in situ) e em cativeiro (Conservação Ex Situ) e O IOP é constituído por uma equipe dedicada, jovem, e com formação multidisciplinar. E atua na formação e capacitação de novos profissionais na área de conservação através do apoio de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de graduação em áreas biológicas. Os trabalhos estão diretamente relacionados com a onça-pintada e suas espécies de presas e abordam os mais diversos aspectos, como: programas de monitoramento em longo prazo das populações de onças-pintadas e suas espécies de presas naturais em vida livre, programas de manejo para solucionar os conflitos entre este predador e o pecuarista, ecologia, epidemiologia, genética, modelagem, formulação e desenvolvimento de políticas públicas, pagamentos por serviços ambientais, conservação ex situ (através de seu Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres), educação ambiental, além de projetos de cunho cultural, educacional e social cujas ações contribuam para a conservação da onça-pintada e, da biodiversidade como um todo.

Em 2016, o Instituto Onça-Pintada criou o Certificado Onça-Pintada, direcionado a produtores rurais, empreendimentos ou prestadores de serviço que estão estabelecidos em áreas de ocorrência da onça-pintada e que por meio de práticas sustentáveis promovam a conservação da espécie e da biodiversidade a ela associada.

plugins premium WordPress